Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Joana Rito

Seg | 05.02.18

Cursos na ecoaldeia de Janas

2018-02-04-11.27.12.jpg

 

Este fim-de-semana soube-me de maneira diferente. O meu namorado, um apaixonado pelo cultivo, encontrou um anúncio de uma ecoaldeia situada na zona de Sintra, na qual tem uma ampla diversidade de formações, o que para nós é algo bastante diferente para o que estamos habituados, um curso de dois ou três dias no meio do campo em comunidade. 

Uma vez que gostamos de tudo o que nos liga à natureza da maneira mais profunda possível, arriscámos - porque não? E se vocês partilharem a mesma opinião, não deixem de experimentar. Para os que não estão habituados a este tipo de ambiente, encarem como uma oportunidade de se envolverem e descobrirem que podem vir a interessar-se por cultivo ou pelas artes mais antigas essenciais nas aldeias. 

 


Bom, estou aqui para vos falar da minha experiência num pequeno pedaço de mundo (que não é assim tão pequeno) que me foi deslumbrando aos poucos nestes últimos dias. Arrisquei e aceitei fazer o curso de cultivo de cogumelos (eu nem sequer gosto de cogumelos!) - mas, como o saber não ocupa lugar e no mundo agrícola todo o conhecimento nos faz falta, porque não? 

 

2018-02-04-11.27.jpg2018-02-04-11.27.12.jpg


A ecoaldeia de Janas situa-se num monte que tem uma vista deslumbrante para o Castelo de Sintra, a paz e o sossego fazem-se ouvir entre os campos e sentimos de imediato uma onda envolvente de pertença, já para não falar do quão bem recebidos nós somos assim que entramos em casa da comunidade, as pessoas são amáveis e humildes, distribuem-nos sorrisos e mostram-se sempre à disposição para nos ajudar caso precisemos. A zona onde deu lugar ao curso foi no salão de uma típica casa antiga, onde a madeira e a pedra predominam e as teias de aranha se tornam adorno também. Assim que entramos temos uma sensação de conforto e aconchego. As pessoas metem-nos à vontade para tal - podemos sentar-nos em sofás, temos mantas à disposição, podemos andar pela casa à vontade, a salamandra coloca-nos no ambiente perfeito, os animais domésticos andam por lá e ainda nos pedem festas - o ambiente perfeito na zona perfeita para conviver e estar entre a natureza. 

 

2018-02-05-11.19.27.jpg2018-02-05-11.19.23.jpg2018-02-04-11.27.15.jpg


A formação foi descontraída e sempre em constante convívio, existem partes teóricas e partes práticas - a teoria foi dada no salão como já referi, e a prática foi dada no quintal, onde temos trilhos à disposição caso queiramos fazer uma visita guiada acompanhados das pessoas que lá vivem, envolvem-nos animais diversos, nos quais até esses são simpáticos por já estarem habituados às pessoas. A ecoaldeia provém de diferentes zonas para os diferentes cursos, entre eles: apicultura, soldadura, sapataria, olaria, óleos essenciais, costura, entre outros - com materiais à disposição para tal. No caso do curso de cultivo de cogumelos fizeram-se experiências no quintal acerca dos vários métodos, sempre em convivência uns com os outros - é o fundamental - e de um modo descontraído, o que fez com que nos envolvêssemos ainda mais na tarefa que estávamos a desempenhar. O método de ensino mostrou ser o melhor na minha opinião. 

 

2018-02-05-11.19.jpg2018-02-05-11.jpg2018-02-05-11.19.16.jpg

 

 

 

Aconselho-vos vivamente a terem uma experiência diferente de modo a adquirir mais conhecimento, e não só, o convívio entre todos é o primórdio de tudo isto, vale a pena a visita a este lugar que nos envolve de diversas maneiras, e garanto que vão descobrir que gostam desta ligação mais do que imaginavam. Espero que vos tenha deixado com vontade de experimentar, não deixem de dar uma espreitadela ao que a ecoaldeia de Janas vos proporciona, deixo-vos o site abaixo: 

ecoaldeia de Janas (clicar aqui)

joana

 

 


 

 

1 comentário

Comentar post